Grupos de Corrida podem ser uma boa opção para sua saúde


Cada vez mais comuns nas cidades, atividade exige certos cuidados

A corrida está se tornado uma das grandes febres do momento, não só entre os esportistas mas entre as pessoas que não praticam (ainda!) nenhum tipo de esporte. Não basta só malhar na academia, fazer aulas aeróbicas, “puxar ferro” ou fazer spinning. O pessoal tem procurado mesmo é se aperfeiçoar nas corridas de rua.

Os grupos de corrida estão se tornando cada vez mais comuns. O preparador físico, personal trainer e professor Julio Ramos, que trabalha na academia Sport Batel, nos contou o que os interessados pela corrida – e que ainda não a praticam – devem fazer. “Primeiro deve ser feito um exame médico, pra ver se a pessoa está em condições de praticar um esporte, e depois uma avaliação física.” Ramos também lembrou o tipo de roupa que deve ser usado, além de um calçado adequado. “As roupas devem ser leves, adequadas para a estação.

O calçado é outro item que deve ser observado. Primeiro você tem que ver a especificidade (pra qual finalidade o tênis vai servir), a estrutura do teu corpo e o teu peso. São poucos os tênis projetados para pessoas acima de 85 kg, por exemplo. E as duas últimas coisas que devem ser levadas em conta são a estética e o preço. Lembrando também que tênis de corrida é só para corrida.”.

Para os corredores iniciais, nada de exageros. Correr cinco dias seguidos e ficar uma semana sem praticar, por exemplo, não resolve em nada. Deve haver um equilíbrio. “A freqüência mínima é de três dias. Se você correr menos que isso, não há uma resposta boa. O corpo precisa de estímulo e recuperação, estímulo e recuperação”, ressalta.

Quanto à alimentação, os cuidados básicos e necessários. “Tem que ter uma alimentação balanceada, com carboidratos, proteínas e gorduras, dentro de seus percentuais. Nada de comer demais antes do treino. E é bom lembrar também que muita gente faz uso de isotônicos, o popular Gatorade, mas não é para todo corredor. É só para quem tem cargas de treino muito grandes e durante o período também tem sudorese acentuada”.

fonte: hagah saúde

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: