Queda de público evidencia fracasso dos Estaduais


Levantamento mostra que Carioca, Paulista, Mineiro, Baiano e Paranaense estão com a menor média dos últimos três anos

Levantamento feito pelo LANCENET! nas primeiras rodadas dos maiores campeonatos do Brasil confirma o que as arquibancadas vazias denunciavam: os estaduais estão definhando. Carioca, Paulista, Mineiro, Paranaense e Baiano estão com queda de público na comparação com os anos anteriores. O único que faz a curva contrária é o Pernambucano, que está impulsionado pela volta de Sport e Náutico para a Série A e pelo ‘renascimento’ do Santa Cruz.

Os seis campeonatos pesquisados reúnem 16 dos 20 times da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Dos maiores estaduais, ficou de fora o Gaúcho porque a federação local não disponibiliza os borderôs de 2010 e 2011 para comparação.

O caso mais grave entre os deficientes estaduais é o Carioca, que não consegue mobilizar torcida nem nos jogos dos grandes clubes. Foi nele também o menor público entre os principais campeonatos: apenas 10 pagantes no jogo entre Bonsucesso e Macaé. Os dirigentes de Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense se movimentam para mudar a fórmula da competição.

– Estamos discutindo isso há bastante tempo. Dá para jogar um campeonato em que um grande coloca mil pessoas no estádio? Com médios que colocam 10 pagantes? – observou Mauricio Assumpção, presidente do Botafogo.

O Paulista também sofre com o baixo interesse. O Estadual considerado o mais disputado do Brasil, no qual estão seis times da Série A e os atuais campeões Brasileiro e da Libertadores, tem média de somente 5.072 pagantes por jogo, número menor do que os últimos dois anos. O desinteresse de público também preocupa os clubes.

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Copa-Brasil_0_656334382.html#ixzz1nzv63a9Q
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: