Archive for novembro, 2011

Atividade física: uma necessidade


Costumo conversar com diferentes praticantes de atividade física para tentar entender o que se passa na cabeça dessas diferentes “tribos”. Isso porque acredito que, quanto melhor entender as necessidades de cada esportista, mais conseguirei ajudar essas pessoas. Assim, iniciei 2009 falando com praticantes de diversas modalidades: corredores, triatletas, tenistas, jogadores de futebol e outros. Confesso que ouvi umas desculpinhas que considero inaceitáveis para justificar o descaso com que a maioria tratou seu corpo e principalmente sua saúde durante as festas de fim de ano.

Perguntei: “Como foram as atividades esportivas durante as festas?” Acabei recebendo como resposta: “Ah, acabei não fazendo quase nada! Engordei, estou fora de forma. Preciso voltar…” Eu bem que tento, mas não consigo entender esse tipo de “descanso”. Tudo bem, uma redução do nível de atividade física até que seria compreensível, mas abandonar completamente vai além da minha compreensão.

E não estou falando de atletas profissionais, que, durante o ano todo, treinaram duas vezes ao dia, sete dias por semana. As pessoas com as quais conversei são indivíduos que se exercitam entre três e cinco vezes por semana, em média uma hora por sessão. Para não ser injusto, tive uma grata surpresa ao falar com um amigo triatleta que contou: “Fiz um descanso ativo. Não nadei, não pedalei nem corri um dia sequer durante duas semanas. Por outro lado, joguei futebol, frescobol e fiz muita caminhada.” Infelizmente, dentro de um grupo de aproximadamente vinte esportistas, foi o único que verdadeiramente entendeu e incorporou o conceito da atividade física.

Acho importante fazer algumas comparações com outros de nossos hábitos saudáveis para ilustrar a importância da prática dos exercícios. Banho: será que alguém deixa de tomar banho durante as férias? Um pensamento do tipo: “Estou curtindo as férias! Banho para quê? Afinal, preciso descansar minha pele.” Escovar os dentes: Quem é que abandona a escovação quando está tirando uns dias de folga? Alguém em sã consciência diz: “Vou descansar: o corpo, a mente e os meus dentes”? E quem deixar de limpar a casa ou tirar o lixo por que está em férias? E o que acontece com este lixo, que vai se acumulando pela casa toda? Enfim, a atividade física deve ser encarada como parte de nossa higiene pessoal. Abandona-la é deixar que o nosso corpo vá ficando cada vez mais sujo – e por dentro. O sofrimento recai sobre a saúde. Pense nisso.

Fonte: Veja – http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/treinamento/atividade-fisica-uma-necessidade/

Alguem tinha dúvidas que iria dar o “timão” este ano?


Sou flamenguista mas desde o inicio ja sabia que o meu time não seria campeão este ano, nem o seu, tudo bem que o flamengo esta com um elenco rídiculo, mas este ano não tem jeito, ninguem tira da CBF, digo, Cúrintia o título deste ano, veja só matéria publicada no globo esporte;

Presidente do Corinthians foi nomeado por Ricardo Teixeira após reunião na sede da entidade. Dirigente só vai assumir o cargo em janeiro de 2012

O presidente do Corinthians, Andrés Sanches, é o novo diretor de Seleções da CBF. O site oficial da entidade confirmou a informação na tarde desta sexta-feira. O dirigente, porém, só vai assumir o cargo em janeiro de 2012 logo após deixar o comando do clube paulista.

A escolha foi selada nesta sexta-feira em reunião na CBF. Sanches esteve na entidade e conversou com o presidente Ricardo Teixeira antes de aceitar o cargo.

Andrés tem boa relação na entidade e, inclusive, foi o chefe da delegação canarinho na África do Sul durante a disputa da Copa do Mundo de 2010.

As eleições presidenciais no Corinthians estão marcadas para fevereiro de 2012. Porém, a expectativa é que o pleito seja realizado em dezembro. Tudo depende da mudança no estatuto do clube alvinegro.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2011/11/cbf-confirma-andres-sanchez-como-o-novo-diretor-de-selecoes.html

Musculação: saiba os cuidados para não passar do limite e evitar lesões


“É normal sentir-se cansado após um treino intenso, mas isso deve durar pouco tempo, depois o normal é sentir-se bem disposto”

Resposta: Não adianta só “treinar muito” para se obter bons resultados. É preciso atenção e cuidado com vários outros fatores que irão influenciar no resultado final, como alimentação, recuperação, rotina diária (trabalho e vida social). Essa é uma das diferenças em relação aos atletas.

Eles estão totalmente amparados por uma equipe multidisciplinar.Treinadores, nutricionistas, fisioterapeutas e médicos o tempo todo cuidando e reavaliando seus treinos e observando as respostas do organismo aos diversos estímulos.

Infelizmente, isso não é possível para a maioria das pessoas, mas podemos tentar chegar o mais próximo possível do que seria o ideal.

Em primeiro lugar, é importante o acompanhamento de um profissional de Educação Física para montar seu treinamento e acompanhar de perto sua evolução.

Nos treinos de hipertrofia, que são realizados com cargas altas, os exercícios devem ser feitos de forma correta principalmente no que diz respeito à postura. É também o professor que vai determinar o volume de treino para que você não ultrapasse limites seguros. Você pode até treinar todos os dias, mas é preciso alternar os grupos musculares que vão ser trabalhados.

É normal sentir-se cansado após um treino intenso, mas isso deve durar pouco tempo, depois o normal é sentir-se bem disposto. Aí entra um fator importantíssimo: o tempo de descanso. Essa é a chamada fase de crescimento (ou fase anabólica) onde se dá o crescimento muscular. A fase de descanso é também responsável pela qualidade do treino seguinte. Insistir no treino quando se está cansado, deixa o individuo mais suscetível a lesões

O crescimento muscular ocorre em três etapas

1ª) estímulo: dado durante o treinamento, causando estresse e microlesões no músculo

2º) recuperação: é a reparação dessas microlesões e o restabelecimento energético. É a fase fundamental para o crescimento muscular. Essa recuperação deve ocorrer entre 48 e 72 horas após o treino desde que a alimentação esteja adequada.

3º) crescimento: que se dá em sua maior parte, durante esse período de descanso.

Nunca treine sem estar devidamente alimentado. É preciso ter “combustível”para usar durante o esforço. Para isso, consulte o nutricionista que vai preparar uma dieta específica para esse tipo de treinamento de acordo com suas necessidades nutricionais.

Não negligencie nenhuma fase do treinamento.Todas têm sua importância e é assim que você vai evitar dores, baixo rendimento ou lesões.

Fonte: Vya Estelar – http://www2.uol.com.br/vyaestelar/malhar_sob_medida.htm

Adidas lança chuteira que registra comportamento do jogador


Chuteira Adizero F50 tem sensores na sola e podem gravar até sete horas de jogo

Uma nova chuteira da Adidas que chegou às lojas europeias nesta semana é capaz de analisar o comportamento do atleta durante as partidas. O modelo Adizero F50 coleta dados que podem ser lidos posteriormente no computador.

Trabalhando com um sistema batizado de miCoach, a chuteira conta com um sensor integrado dentro da sola. A memória Flash do sensor tem capacidade de armazenar até sete horas de dados, permitindo a coleta de uma partida completa com folga.

O sistema das chuteiras é compatível com Windows, Mac OS e até mesmo com smartphones, graças a um adaptador sem fio USB. Com um aplicativo específico, o atleta pode ainda armazenar os dados no iPhone, iPod Touch ou iPad e visualizá-los quando bem entender.

As chuteiras Adizero F50 estão disponíveis por enquanto apenas nas lojas europeias e podem ser encontradas por cerca de 245 euros. Uma versão mais simples, feita de material sintético, está sendo comercializada por 205 euros. Ainda não há previsão de venda do produto no Brasil.

Fonte:  http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5484719-EI12882,00-Adidas+lanca+chuteira+que+registra+comportamento+do+jogador.html

Voce sabe montar um bom time de futebol?


Dizem que no Brasil existem 190 milhões de técnicos de futebol. É mais ou menos assim. Todo mundo gosta de dar opinião sobre a escalação de um time de futebol, todos reclamam do treinador que errou ao fazer uma substituição de um jogador durante uma partida e o time perdeu o jogo. Todo mundo quer ser técnico. Mas, ser técnico de futebol é fácil? Você saberia montar bem seu time?

Vou arricas em algumas dicas para Montar um Bom Time de Futebol

Todo time tem que ter 4 jogadores importantes que chamamos de espinha dorsal

Um bom goleiro que em jogos de finais cresça fique melhor ainda.um bom zagueiro, um bom meio campista, laterais que ajudam tanto na marcação como na ofensiva e por fim um grande atacante.e todos esses tem que serem diferenciados em jogos decisivos ,e ai vem o trabalho do técnico que é dar direção ao time

Uma forma de jogar e pensar e jogadas de ataque e defesa ,saída de bola,marcação individual de um ou dois jogadores do time adversários que possam fazer grande diferença no jogo e ainda repetir em todos os jogos a mesmas jogadas ensaiadas para que os jogadores gravem e assim fique tudo quase automático e sempre jogo a jogo corrigindo os detalhes para ate chegar a uma quase perfeição nas jogadas e sabendo tirar de cada jogador que ele tem de melhor .

Um modo de trabalhar muito claro que deixe muito transparente a todos os jogadores que,aqueles que estiverem “melhor” serão os titulares e a critério do treinador montar o time segundo seus pensamentos ,importantíssimo é passar aos jogadores confiança  mostrando a cada um sua função dentro de campo,elaborando jogadas ensaiadas de escanteio ,jogadas de proteção nos escanteios do adversário, e principalmente saber impor uma forma de jogar priorizando aquilo que o time tiver de melhor,e o treinador sempre deixando claro que aquele que estiver em melhores condições de jogo é que vai jogar independente de nome, ou experiência pois assim os jogadores darão o Maximo de si por saber da “honestidade” do trabalho do treinador.

E tudo isso conciliado a muita ética e conhecimento do treinador e ainda com uma grande liderança a beira do campo fazer com que o time ouça sua voz fazendo com que fiquem atentos a tudo e principalmente nas jogadas defensivas e ainda cabe ao treinador designar os cobradores de falta e pênaltis ,claro observando em caso de penalidade o lado emocional de cada um.e assim decidir o melhor para o time naquele momento.

Mas mesmo pensando em tudo a outros fatores importantíssimo que pode levar também a vitoria ou a derrota coisas como a arbitragem a sorte daquele dia em relação ao desempenho dos jogadores,fator campo e são essas coisas que deixam o futebol emocionante pois sabemos que nem sempre o time aparente mente melhor vence,por não haver nem uma lógica no futebol é oque o faz tão atraente a todos exemplo disso a nossa seleção de 82 que timaço mais como não a lógica perdeu para um time comum da época a Itália e foi desclassificado na semi final e sempre sabendo que a maior virtude de um time campeão e a união de todos os jogadores e muito respeito entre todos e fazendo desce ambiente um lugar gostoso com tudo isso, seguido a risca existe uma grande chance de se fazer uma equipe campeã.

Chega de técnicos cabeça dura no futebol e arrogante

Quem sabe com estas dicas na proxima voce consiga um resultado positivo

3ª. TRAVESSIA DOS BOMBEIROS SERÁ DIA 04 DE DEZEMBRO NO LAGO DO MANSO


A 3ª Travessia dos Bombeiros acontecerá no dia 04 de dezembro (domingo). As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 01 de dezembro. A competição amadora destinada a praticantes de natação em águas abertas, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, acontecerá no Condomínio Náutico Portal das Águas, no Lago de Manso.

Estão disponíveis 120 vagas. A largada será às 08h e 30 min. A prova será dividida em dois percursos: 1.000 e 2.250 metros nas categorias masculino e feminino civil e militar, sem divisão por faixa etária.

As fichas de inscrição estão disponíveis somente através da internet, envie um email para: travessiadosbombeiros@hotmail.com que responderemos com o regulamento e a ficha de inscrição.

A taxa de inscrição é de R$ 40 para civis e R$ 20 para militares e atletas federados. Bombeiros militares estão isentos da taxa. O pagamento poderá ser feito via depósito bancário em nome de Top Cuiabá, Banco do Brasil, agência 4042-8, conta 35500-3. Posteriormente, o recibo do depósito bancário deverá ser enviado com o nome do atleta via fax pelo número (65) 3686-3101.

CONDIÇÕES DE SAÚDE

O Corpo de Bombeiros alerta aos interessados que verifiquem as condições físicas de saúde antes de participar da prova. Atletas com mais de 60 anos deverão apresentar declaração médica, com validade máxima de seis (06) meses, comprovando que está apto a prática de esporte.

Mais informações sobre o evento e as inscrições pelo telefone: 3686-3101 ou 9982-7830, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Dúvidas podem ser enviadas ao email: travessiadosbombeiros@hotmail.com

Final do Campeonato Pixote de futebol


Uirapuru joga a final do campeonato pixote neste próximo sábado (19/11) no Estadio Presidente Dutra “Dutrinha” contra o time do Bufalo, o jogo esta previsto para as 9:00, os portões estarão aberto apartir das 8:00

Uirapuru sub14 esta na final do campeonato Pixote 2011


Mais uma final para os meninos da categoria sub14 do Uirapuru

As duas categorias do Uirapuru sub13 e sub14 fizeram a semifinal no sábado (12/11) onde a categoria menor era a grande favorita, pois era o foco da comissão técnica do Uirapuru devido ter nesta categoria vários de seus jogadores fazendo teste em clubes brasileiro, mas o que se viu foi o sub14 jogando melhor e levando várias vezes perigo ao gol adversário. No final a categoria sub14 levou a melhor e venceu o jogo pelo placar de 2 x 1. Com este resultado classificou a equipe para a final que deve acontecer no próximo sábado.

 

87ª CORRIDA INTERNACIONAL DE SÃO SILVESTRE – 2011


Para quem vai correr – segue informações da São Silvestre 2011

A Prova Pedestre denominada “CORRIDA INTERNACIONAL DE SÃO SILVESTRE”, a maior prova pedestre de rua do país, instituída pelo jornalista Cásper Líbero, será realizada no dia 31 de dezembro de 2011, na cidade de São Paulo, na distância de 15 km

As inscrições serão feitas somente pela INTERNET, no site http://www.saosilvestre.com.br até o dia 30 de Novembro de 2011, podendo ser PRORROGADA ou ENCERRADA com antecedência, a critério da ORGANIZAÇÃO.

BOA CORRIDA

Saiba quais exames você deve fazer antes de começar a se exercitar


Faça os exames indicados e tenha acompanhamento de um profissional

Para dar adeus ao sedentarismo, muita gente decide treinar por conta própria. Mas fazer esse tipo de atividade, seja em casa ou na academia, coloca a saúde em risco. Para começar uma vida nova com exercícios, especialistas recomendam antes fazer uma visita ao médico para avaliar sua saúde.

O primeiro passo é ir ao consultório de um clínico geral, que irá prescrever uma série de exames que irão vasculhar o organismo. Os exames vão traçar o perfil do metabolismo, mostrando os níveis de colesterol, glicose e pressão arterial.

Além deles, um teste de esforço vai não somente identificar a capacidade física, mas também checar problemas cardiovasculares. O check-up é uma segurança para quem vai começar a praticar esportes.

Além dos exames (veja mais abaixo), é recomendável ter acompanhamento profissional. Com as facilidades à disposição, como vídeos, revistas e até a própria internet, cresce o número de atletas caseiros. Porém, exercitar-se sozinho, sem a orientação de um profissional, pode provocar sérias lesões.

Um profissional saberá orientar a postura e a forma corretas de levantar um peso e executar um movimento sem danificar a coluna. Na hora do exercício, é fundamental saber como se movimentar para não sacrificar as articulações.

O profissional em Educação Física é o único habilitado a ministrar a prática das atividades físicas. Além de ficar atento aos movimentos executados pelo aluno, ele orientará a respiração correta do movimento.

Veja a seguir os exames que não podem faltar no check-up:

Eletrocardiograma: o exame faz uma espécie de fotografia do coração. Mas como nem sempre mostra o problema do paciente, recomenda-se acrescentar também o teste de esforço ergométrico.

Teste ergométrico: é feito na esteira e acompanhado por um cardiologista por meio de monitoração gráfica, que mostra como o coração se comporta com o esforço.

Exames de sangue: mostram a taxa de glicose no sangue, apontando a existência de diabetes e os níveis de gordura, identificados pelas taxas de colesterol e triglicerídeos.

Fonte: R7 Noticias – http://noticias.r7.com/saude/noticias/saiba-quais-exames-voce-deve-fazer-antes-de-comecar-a-se-exercitar-20110322.html

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